O estado das coisas


Três coisas rápidas e interessantes que estão acontecendo no mundo hoje:

1. Campanha contra uma tuberculose maligna (altamente resistente a remédios), que já está fazendo estrago global, principalmente na África. Chama-se XDR-TB. A campanha é toda baseada em fotos de um fotógrafo que ganhou uma bolsa do TED, site que reúne a nata mundial de pessoas que fazem a diferença (positiva) em nossas vidas. Veja: www.xdrtb.org.

2. Dia 23 de setembro foi o dia em que o mundo consumiu todos os recursos naturais disponíveis para 2008 (Earth Overshoot Day). A cada ano que passa, esse dia está chegando antes. Veja o link. Sobre isso, uma colega escreveu o seguinte: “Batemos um recorde negativo na história mundial. Segundo cálculos da Global Footprint Network, a humanidade consumiu todos os recursos naturais que a Terra produziu esse ano. É o mesmo que dizer que a partir dessa data até o fim de 2008, nós estamos com um déficit natural. O que será consumido não poderá ser renovado. Desde a década de 80 somos deficitários, porém a cada ano mais cedo. O primeiro ano que consumimos todos os recursos que a Terra era capz de recuperar no ano foi em 1986, em 31/12. Em 21/11/1995, atingimos a marca e em 2002, chegamos em outubro.

3. Crescimento vs desenvolvimento. Tenho falado bastante desse tema no trabalho. Saiu uma matéria bacana na superinteressante. Vejam o link no blog Nosso Futuro Comum, do Hugo Penteado. A Super, como sempre, tratou o tema de maneira simples e educativa. Devo a essa revista (e ao meu pai, que meu deu a assinatura!) minha formação em cultura geral. Tinha a coleção, desde o número zero. Um clássico, com matéria sobre supercondutores. Um trem levitava na capa. No final da década de 80, se não me engano…

Anúncios

Deixe um comentário

Arquivado em Uncategorized

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s