A união faz a força?


Tanto para falar. Tão pouco tempo para dizer. A semana está pesada e não está sobrando tempo para escrever aqui. Pouco tempo também para ficar em casa. Mas vai passar até o final de semana que vem.

Acabei de voltar de um embate intelectual. O ‘opositor’ argumentava que a União faz a força é um discurso velhaco, que se traduz em guerra, em ‘destruir’ o outro. Concordo, mas não 100%. Afinal de contas, a internet é um exemplo de união que faz a força. Pierre Lévy foi um dos primeiros a dizer isso, quando explorou o conceito de inteligência coletiva. Então, o que vale é o que se faz com a força. Qual uso se dá para ela. O “União faz a força” pode ter o sentido que se quiser. A união da Al-Qaeda fez a força do terrorismo. A união de pessoas em torno da causa de Gandhi transformou o mundo. Depende do lado da trincheira…

Nessa conversa, descobri uma referência interessante. O filme Global Brain, de Peter Russell. Um audiovisual premiado que falava de interconectividade em 1986, antes mesmo da internet. Coisa de gênio. Segue em inglês: http://video.google.com/videoplay?docid=6983074709191796496

PS: Ainda preciso contar das aventuras do final de semana na praia, com coelhos, morcegos e gambás.

Deixe um comentário

Arquivado em Sustentabilidade

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s