Ajuda 2.0 para Santa Catarina


Ontem recebi um e-mail de uma prima sobre a situação de Blumenau. Na verdade, ela havia repassado o e-mail de outra pessoa, que contava sobre a tragédia e deseja ao final “dias de MUITO SOL”. Na hora, lembrei do tsunami na Indonésia em 2004, que matou 200 000 pessoas (ou mais) e mobilizou muita gente ao redor do mundo. Naquela época, fiz uma doação por meio da USAID Agency. Como fiquei um tempo pela Indonésia lá em 2000, tempo suficiente para criar uma “conexão emocional’, tive vontade de ajudar. Não conheço ninguém em Blumenau. No máximo meu irmão que mora ali por perto, em Floripa. Mas as notícias e a televisão colocam a tragédia dentro da nossa casa. E isso é bom porque mobiliza.

 

Aí, fui no Google e digitei: “doações conta blumenau”. Caiu nesse site.

 

Entrei no Banco, fiz o depósito de uma quantia em uma das contas abertas especificamente para esse fim. Mais uma coisa legal da internet. Em menos de 5 minutos, consegui fazer algo que anos atrás demoraria horas (ou dias) a depender da disponibilidade de compromissos etc.

 

Isso não faz o desastre menor, mas sem dúvidas ajuda a remediar os problemas.

 

Depois disso, recebi o seguinte texto no e-mail, postado no blog do Hugo Penteado. Esse é o tal conceito de interdependência em ação. É possível que o desmatamento na Amazônia tenha provocado essas chuvas… Vejam que incrível.  

 

 

26 / 11 / 2008 Desmatamento da Amazônia pode aumentar chuva, diz geógrafo

 

O desmatamento da Amazônia tem influência importante em toda a América Latina e a relação desse fato com a catástrofe climática que aconteceu em Santa Catarina deve ser considerada, embora não possa ser culpada isoladamente. Essa é a opinião do geógrafo e professor da USP Wanderley M. da Costa, especialista no assunto e ganhador do prêmio Jabuti 2008 com o livro Dimensões Humanas da Biosfera-Atmosfera da Amazônia.

 

“Alguns fatos já são comprovados cientificamente. Por exemplo, uma grande parte da camada de água da Amazônia está sobre forma gasosa e evaporando no sentido leste para oeste. É claro que esse fato afeta todo o clima do continente. Não podemos responsabilizar, no entanto, esse fato apenas pelo que ocorreu em Santa Catarina, pois o excesso de chuva na região Sul pode ser resultado da combinação desse fator com a alteração de temperatura dos

oceanos”, explica.

 

O professor destaca que a Amazônia tem 5 milhões de km² de florestas tropicais úmidas contínuas, a maior bacia hidrográfica do mundo (20% da água doce), além da mais formidável megabiodiversidade conhecida. Costa comentou o assunto na palestra que deu nesta terça-feira, 25, sobre a Revista Nossa América, do Memorial da América Latina, na livraria Cultura.

(Fonte: Estadão Online)

Deixe um comentário

Arquivado em Sustentabilidade

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s