Ego, sabedoria e respiração


Algumas reflexões sobre um almoço que tive ontem com dois grandes amigos.

1. “O ego fere a índole”. Foi uma frase ouvida no almoço. Li um livro legal sobre isso na maternidade, enquanto a Juliana descansava, à espera do Vicente (foram 15 horas de parto!). Chama “A New Earth – Awakening to your life’s purpose”. É de um sujeito chamado Eckhart Tolle. Ele fala em autoconhecimento e sobre descobrir o seu propósito na vida. Segundo ele, para que isso possa acontecer, é necessário antes se livrar do ego. Para ele, o ego tenta a todo o momento dominar o pensamento e é bastante sedutor para isso. È um papo-para-lá-de-cabeça, mas quantas vezes não somos seduzidos a ‘aparecer’ aqui ou ali sem se dar conta dos impactos que isso possa causar. Para refletir…

2. Outra frase: “Você é muito inteligente, mas não é sábio.” Essa um dos amigos, budista, ouviu de um lama. Ele recebeu essa mensagem como mantra. Profunda. Inteligência é uma coisa, mas sabedoria é outra totalmente diferente. Para ser sábio, tem que ser inteligente. Mas não adianta ser inteligente para ser sábio. Rumo à sabedoria, esse amigo repete esse mantra sem parar.

3. Um coach americano escreveu um livro com dicas para presidentes de empresas (CEOs.) Chama-se “What got you here won’t get you there.” Uma dica simples e poderosa é a terceira coisa que destaco do almoço. Respire antes de falar qualquer coisa. Uma das pessoas que começou a praticar isso, segundo o autor do livro Marshall Goldsmith, deixou de falar, emitir uma opinião, em 80% das vezes. Isso vale para líderes de equipes em momentos de discussão, quando um subordinado dá uma idéia. Se o chefe comenta em cima dessa idéia, ela pode deixar de ser de quem falou e passa a ser do líder, pela força de sua palavra. Isso é ruim, pois desmotiva as pessoas. Outras vezes, o que você vai falar é irrelevante para o momento. Esse mesmo autor fala que isso ajuda a deixar de interromper as pessoas. Quantas vezes no ímpeto de falar algo você atropelou alguma pessoa? Um dos amigos no almoço contou ter interrompido as pessoas mais de 40 vezes em um dia.

Três pontos interessantes para se pensar nesse final de ano.

1 comentário

Arquivado em Literatura, Questões

Uma resposta para “Ego, sabedoria e respiração

  1. Lito Rodriguez

    Essa jóia estava escondida! Como é bom uma bela e sábia leitura. Parabéns meu caro

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s