Onde está meu irmão


A cena sempre se repete. Pessoas novas chegam e são apresentadas ao Vicente. Então, Augusto se agarra às pernas e aos pés dele, Vicente, e começa a beijá-los insistentemente, agarrando, puxando para baixo. É como de dissesse: esse é meu irmão, amo ele, e ninguém vai me deixar longe. No fundo, tem outra mensagem embutida: eu também existo. Desde que o Vico nasceu – e lá se vão quase cinco meses – Gutão nunca teve uma cena de ciúme explícita com o irmão. Nem no hospital quando ele nasceu, nem em casa. No máximo essas coisas de chamar a atenção.

Eles se dão bem, muito bem. Quando Augusto está brincando, Vicente fica vidrado, hipnotizado e totalmente absorto no irmão. Nada consegue desviar sua atenção. Ontem, eu estava na sala com os dois. Embalando Vicente no carrinho e fazendo brincadeiras para crianças de cinco meses: caretas, balançando bichinhos e falando com variações no tom de voz.

De repente, Augusto entrou na gandaia e subiu nas minhas costas. Ficava lá em cima, agarrado na minha cabeça, para delírio do irmão, que abria um bocão de felicidade. Então, Augusto se jogava para trás e sumia, na ótica de Vicente. E ele fazia cara de choro e reclamava. Tenho certeza que dizia: onde está meu irmão.

Fiquei desconfiado da situação. Para ter certeza que não era casual, pedi para Augusto repetir a macaquice. Então, ele subiu no meu ombro. Vicente riu. Augusto caiu. Vicente chorou. Fiz mais duas vezes e pronto. Tive certeza que um conversava com o outro ao seu próprio jeito.

2 Comentários

Arquivado em Sem categoria

2 Respostas para “Onde está meu irmão

  1. eliete

    Que bacana, os guris trocam aquilo que eles recebem. Parabéns prá vcs que os abastecem de muito amor. Fico feliz.

  2. Que lindos, nossos dois! Pena que perdi essa interação. Mas sou testemunha que a paixão entre irmãos aqui é recíproca. Viquinho, só de ouvir a voz do Gutão, já dá risada. Bjos, Ju

Deixe uma resposta

