Onde isso tudo vai parar?


Ontem estava lendo a cobertura dos jornais sobre a posse do Obama e fiquei animado com algumas coisas que vi, que já indicam estarmos mesmo passando por uma grande mudança política, cultural, econômica, social etc. Quais são esses pontos?

  • Site mais interativo da Casa Branca: Obama terá um blog e fará videocasts aos sábados para se comunicar com os americanos (já imaginaram o Lula fazendo isso? Como seria?). Toda a íntegra da posse e o discurso já estavam lá desde ontem, assim como o programa de governo de Obama. O diretor de novas mídias da Casa Branca Macon Philips diz que Obama pretende se comunicar com o mundo e com os EUA por meio do portal. As pessoas poderão receber as principais decisões do novo presidente por meio de alertas encaminhados por e-mail. Philips disse que Obama está comprometido em fazer a administração mais aberta e transparente da história. Mais: todas as leis não emergenciais serão postadas no site para que as pessoas opinem. E a opinião delas deverá ser levada em consideração. Mesmo que não funcione da melhor maneira, só o fato de esse canal ser aberto é um fato sensacional para a participação pública. Administradores brasileiros, inspirem-se!
  • O fim do lobby – Obama lançou novo Código de Ética proibindo empregados do setor público de receberem qualquer benefício de lobistas e os servidores não poderão aceitar cargos em empresas privadas que tenham interesses públicos.
  • Transparência – regras para consultas de documentos de administração serão mais flexíveis.

Vistos em conjunto, esses itens apontam para questões importantes que estão emergindo no mundo hoje. São elas:

  1. colaboração (todos mundo que acompanha blogs ou tem um perfil no Facebook ou Orkut da vida sabe do que estou falando),
  2. transparência (com o aumento da disseminação das informações, só um governo linha duríssima como o chinês ainda consegue ocultar informações, como trechos do discurso de Obama que foram censurados por lá)
  3. interdependência (ao aumentar a participação do público por meio da proposta de comentar em leis e mesmo no próprio discurso quando fala que os EUA não estão sozinhos no mundo, Obama reconhece que ninguém mais pode fazer nada sozinho)

Por fim, um professor de Oxford chamado Timothy Garton Ash falou até do senso de um “nós” mais abrangente. Em outras palavras, ele se referia a um ‘nós inclusivo’, que considera que todos fazemos parte de algo maior, estamos juntos no mesmo barco. Deixa de ser o ‘nós’ em casa, dentro dos muros, e passa a ser o ‘nós’ interagindo na sociedade. Deixa de ser o ‘nós’ na empresas versus ‘eles’, os consumidores, os concorrentes, os forncedores, para sermos ‘nós’ todos, juntos numa causa maior de transformação do mundo. É um conceito ‘cabeça’, mas que começa a ganhar corpo e agora uma voz potente, a de Obama. Isso fica claro quando ele diz no discurso que “a nossa força, por si só, já não nos basta para nos proteger, nem nos autoriza a agir como queiramos”.

Por fim, diz Obama: “o mundo mudou e precisamos mudar com ele”.

Última prova disso estava na página B11 do Estado de São Paulo de ontem, com a seguinte manchete “Davos quer frear ‘ganância mundial'”. Ora, quando o Forum dos mais ricos do mundo fala nisso e seu organizador fala a seguinte frase: “O que queremos é uma reforma do capitalismo (Como? Pode repetir?). Temos de trazer de volta valores que foram perdidos (Não são valores financeiros, vejam bem). Trata-se de uma crise que irá transformar o mundo (sim, a ponto de os mais poderosos falarem em fim da ganância)”.

Ninguém sabe onde tudo isso vai parar, mas é um verdadeiro privilégio fazer parte dessa era de transformação da humanidade.

Como estará o mundo quando Augusto e Vicente estiverem na casa dos 20 anos?

1 comentário

Arquivado em Colaboração, Interdependência, política, Sustentabilidade

Uma resposta para “Onde isso tudo vai parar?

  1. Há que acreditar que estará melhor, mi amor. Obama olha pra frente (sem perder a noção do que acontece no agora) e isso é sempre inspirador. Bjos

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s