Vitórias rápidas de Obama


Para quem já fez algum treinamento em gestão de projetos, certamente ouviu falar do conceito de ‘quick win’. A ideia é que grandes projetos, que envolvem muita gente e muitas áreas, precisam de vitórias rápidas para dar a sensação de que a coisa está andando. Serve também para motivar a equipe e para passar sinais para quem está de fora.

A gestão de Obama está cheia desses quick wins.Veja alguns:

  1. Na semana passada, a sensacional notícia da lei que determina que homens e mulheres devem ter salários iguais.
  2. Hoje, Obama criou um teto de 500 mil dólares de bônus para executivos de bancos que tenham recebido ajuda do governo. O argumento é de que não faz sentido esses profissionais ganharem bônus milionários quando as empresas que geriam estiveram à beira da falência por alguns anos. É uma resposta à pressão da sociedade sobre essa questão. Quick win.
  3. Também hoje, aumentou os impostos sobre os cigarros. Essa verba será direcionada para o programa de seguro saúde para crianças.

Obama dá sinais de que não está para brincadeira e precisa aplacar a ansiedade de milhões de pessoas que estão de olho no seu governo. Até os 100 dias se completarem, a vigilância vai ser forte.

Enquanto isso, lembrei de uma das primeiras, se não a primeira, ação do governo Lula. A criação do programa Fome Zero. Ele estava morto, mas ressuscitou num artigo no periódico The Economist, onde Lula fala que o programa vai bem, obrigado. Literalmente, para inglês ver… Mesmo assim, a popularidade de Lula está em 84%, em plena crise finaceira internacional. Realmente, o homem é um fenômeno político. Há muito o que se aprender com ele.

3 Comentários

Arquivado em política

3 Respostas para “Vitórias rápidas de Obama

  1. Andrew

    O Obama pelo menos toma medidas, mais populares ou menos, para chegar à sua glória. Já o nosso presidente, prefere gerenciar a imagem transmitida a rever o fato em si.

  2. Thais

    Oi Rodrigo! Sou a Thais, mãe do Pablo, tive a honra de conhecer a Jú e Vicente no ano passado quando a Mic veio pra Sampa! Puxa, gostei do seu blog, uma mistura de pai e jornalista..é legal ver a visão dos pais também, estamos sempre vendo a visão das mães blogueiras pela rede!

    Espero que um dia possamos juntar nossas famílias aqui em casa, pertinho em Cotia, com direito a churrasco e piscina…já convidei a Jú e agora você!

    Um ABraço,

    Thais

  3. Pingback: O melhor de 2010 (final) + inspiração para 2011 | A Ficha Caiu

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s