Os bancos e as mulheres


Tem um colunista que gosto muito de acompanhar no New York Times, o Nicholas D. Kristof. As ótimas colunas que escreve em geral ganham espaço na newsletter que recebo diariamente (tem um blog também, mas sou mais das colunas). E são quase sempre surpreendentes. A deste Domingo foi excelente. Falou sobre a falta de diversidade nos bancos. Citando alguns estudos, a conclusão é de que a grande quantidade de homens e quase inexistência de mulheres nos Bancos leva o sistema financeiro a tomar grandes riscos, uma característica normal masculina, estimulada pelo hormônio testosterona. Quanto mais testosterona, mais risco, mais dinheiro. Entretanto, quando a aposta é mal-feita… Um dos estudos, do periódico Evolution and Human Behavior, descobriu que os homens são mais propensos a fazer grandes apostas quando estão sobre pressão financeira e cercado por outros homens na mesma situação. Já as mulheres… estão nem aí para essa pressão dos pares.

Em resumo, o artigo fala que a falta de diversidade compromete os resultados dos bancos e a certa altura provoca: será que o Lehman Sisters teria quebrado, como o Lehman Brothers. Segundo Kristof, esse assunto de equilíbrio de sexos no ambiente de trabalho estava quente em Davos.  E que o consenso foi que o melhor dos mundo seria o banco ser chamado Lehman Brother and Sisters. Ótima sacada e mais um sinal de que o mundo está mudando.

(Há mais sobre isso no blog de Kristof.

1 comentário

Arquivado em Questões, Sustentabilidade

Uma resposta para “Os bancos e as mulheres

  1. Andrew

    Pena que não avisaram o Merrill Lynch a tempo. Muito boa a discussão, especialmente num momento em que muitos dos valores humanos, em contraponto aos capitalistas, estão sendo revistos.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s