“Eu Diário” — ou você mesmo edita suas notícias


Recentemente, o NY Times publicou uma coluna do Nicholas D. Kristof (a quem sigo no Twitter), falando do Daily Me (O “Eu Diário”, em tradução livre, um conceito criado por Nicholas Negroponte). O argumento do autor é que “quando vamos para a internet, cada um de nós se torna seu próprio editor, seu próprio vigia. Nós selecionamos o tipo de notícia e de opiniões que mais nos interessam”.

Kristof repercute alguns estudos que confirmam que “nós geralmente não queremos de fato boa informação – mas, antes, informação que confirme nossos preconceitos. Podemos acreditar intelectualmente no choque de opiniões, mas, na prática, gostamos de nos abrigar no útero reconfortante de uma câmara de eco.”

Ou seja, a internet está potencializando os efeitos do Ego, em prejuízo da diversidade de opiniões.  A receita para isso? Ler jornal e revistas semanais, na minha opinião. E confiar no trabalho dos jornalistas e editores (que sempre vão manipular a edição e blablabla, escrevendo o que querem e blablabla, mas sempre vão fazer melhor do que quem não está treinado para isso).

Vale ler o artigo. Aqui o original. E aqui republicadoem português no blog do Noblat.

2 Comentários

Arquivado em Jornalismo, Nova Sociedade

2 Respostas para ““Eu Diário” — ou você mesmo edita suas notícias

  1. Cínthia

    Temos uma tendência a olharmos no outro ( ou nas mídias) apenas o nosso reflexo, negando, instintivamente, a diversidade.

    Acho que ter consciência disso já ajuda a evitar o preconceito. Talvez não só ler jornais e revistas semanais, mas ouvir o outro no nosso dia a dia e tentar ir além de nós mesmos.

  2. Pingback: Pense bem antes de não deixar alguém entrar em sua rede! « A Ficha Caiu

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s