O melhor caminho para a escola é a pé


Como tento fazer na maior parte dos dias (e nem sempre consigo), hoje levei
o Augusto a pé para a escola. É um momento especial, em que descubro coisas que ele está fazendo ou pensando. Como, por exemplo, ontem, em que ele descobriu que o Saci-Pererê guarda os planos em cocos verdes e por isso ele jogou todos fora, afinal, o Saci só apronta. É quando ele me pergunta
coisas. Sobre as regras da escola, por exemplo. Desde quando eu sei as
regras e como eu descobri, quem me contou. “Você me colocou na escola e
aprendeu as regras direto?”

É esse tipo de conversa que temos nos 10 minutos (nos dias mais rápidos) ou nos 15 (nos dias em que para para ver cachorros que latem atrás das grades, coisas que estão no chão, pessoas com quem conversa e gatos a quem acaricia).

Absolutamente saudável e com alto poder de conexão. Ele adora. Eu adoro.

E hoje de manhã li no jornal sobre a iniciativa da cidade de Lecco, próximo ao lago de Como, na Itália. Eles criaram o Piedbus, para levar as crianças a pé para a escola. Não são acompanhados pelo pai ou pela mãe, mas sim por um monitor. São 45o crianças que caminham ao longo de 17 rotas de ônibus e vários benefícios.  É uma criançada caminhando junta para a escola, conversando, brincando, trocando ideias. Ajuda a combater a obesidade infantil e ainda colabora para diminuir o aquecimento global. Não são grandes distâncias. A criança que mais caminha percorre 1,5 km até chegar a escola.

Cidade de Lecco, na Itália

Muitas vezes eu saio com pressa de casa e chamo um táxi para o Augusto não chegar atrasado. Não é uma boa ideia. Muito melhor é acordar um pouco mais cedo e encarar a pernada. Justamente por isso escolhemos uma escolinha perto de casa. O negócio é aproveitar. Talvez em breve ele tenha que pegar perua etc. E os dias de pernada até a escola vão ficar na memória como bons momentos em que ele eu aprendemos coisas sobre a vida.

3 Comentários

Arquivado em Felicidade, Sustentabilidade

3 Respostas para “O melhor caminho para a escola é a pé

  1. Eliete

    ah! eu também adoro fazer esta caminhada com o Augusto. E, invariavelmente, no retorno, brindamos com uma saudável “água de bolinha”.

  2. Bruno

    eu também adoro essas pernadas com o Augusto. São realmente deliciosas. Só a reação dele ao pegá-lo na escola jé é uma alegria: “Nós vamos a pé?”, ele pergunta, com um sorriso largo e cheio de brilho nos olhos!!!
    Que ótimo que estou podendo compartilhar!

  3. cristiany

    é muito importante esse convívio com nossos filhos.tenho um filho de 7 anos que se chama kayke.levo ele todos os dias pra escola a pé e é muito legal.conversamos bastante no caminho.

Deixe uma resposta

