A teoria da cauda longa dos blogs está morrendo…


Se o que está escrito abaixo acontecer de fato, as estatísticas desse blog tendem a cair… Por outro lado, vale a reflexão. Que tipo de conteúdo deve entrar em cada ferramenta? Blog não é para posts de 140 caracteres. E Twitter não serve para longos textos. Mas um pode ajudar o outro e assim fazer um melhor uso da ferramenta. Parece óbvio. E é. Mas nem sempre pensamos de maneira óbvia, quando é o melhor a ser feito…

Deu no Estado de São Paulo

“03/07/2009

A longa cauda dos blogs está morrendo
“Onde foi parar todo mundo?”, perguntou dias atrás o Guardian, sob o enunciado acima. “Foram todos para o Facebook e especialmente o Twitter.” O jornal se referia aos próprios blogs que acompanha e busca, que estão deixando de ser atualizados:

Por quê? Porque blogar não é fácil. Ou melhor, outras coisas são mais fáceis _e é para coisas fáceis que as pessoas estão indo.

A blogosfera continua com leitura, “mas, para a criação de conteúdo amador, seu apogeu passou”.

Vale também para a caixa de comentários, diz Tiago Dória. O público mais “hard user” agora comenta no Twitter, o que leva ferramentas como WordPress, com o plugin Tweetbacks, e os sites de mídia tradicional a destacar os “tweets” diretamente.

O Blue Bus ressalta que até a CNN, na transmissão de televisão, agora traz as mensagens “no rodapé, em tempo real”.

E o “Financial Times” noticia que o Bing da Microsoft tornou-se anteontem a primeira ferramenta de busca a mostrar “tweets” em seus resultados. Não é verdade, o Google, desde o fim de semana, pelo menos, já abrange o Twitter. Nos dois casos, experimentalmente.

Escrito por Nelson de Sá às 11h12″

3 Comentários

Arquivado em Colaboração, Nova Sociedade

3 Respostas para “A teoria da cauda longa dos blogs está morrendo…

  1. Não sei…. não sei.

    Eu tenho Twitter mas não uso. Acho uma grande perda de tempo.

    Tenho a impressão que isso eh uma febre, tah “super na moda”

    O tempo dirá.

    Maysa

  2. A internet possui estes modismos, o que ocorre com o Twitter agora é o que ocorreu a algum tempo atrás com o “Second Life” (mantendo as devidas proporções), lembram-se disto? Neste momento começa também a ocorrer o mesmo com o “Orkut” e outras Redes Sociais, elas começaram a descer a ladeira.
    Quando falam que isto ou aquilo será o futuro da internet, que mudará os conceitos e as formas de se comunicar, etc, fico com o pé atrás, pois tem um monte destas “promessas”, que agora, acho, estão até fora da cauda longa.
    Com o Twitter é só esperar até que surja uma novidade dos últimos ‘cinco minutos’, que prometa mudar a humanidade. Aí, já era!
    Começará tudo de novo. Será então outra teoria.

    • Jailson, interessante a discussão… a audiência do Twitter, por exemplo, vem até caindo. Entretanto, eu acho que há muita gente que entrou de curioso e já desistiu. Acho que a tendência é estabilizar. Se olharmos para o Facebook, veremos que os números só crescem! O importante é que as redes sociais estão aí, com twitter ou sem twitter, com a nova ou sem a nova ferramenta que certamente irá surgir. E o que dizer do ICQ que está ressuscitando?
      Abraço
      Rodrigo

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s