Rio 2016 – uma bela campanha de comunicação


Consegui ver, por acaso, confesso, a apresentação brasileira na candidatura à Olimpíada. Estava acompanhando à distância o assunto e fiquei até surpreso na semana passada em saber que o resultado sairia dali a alguns dias. E fiquei ainda mais surpreso quando vi a delegação brasileira defendendo o Rio. Foi de arrepiar. Todo mundo seguro, falando com paixão e emoção do que o país faria para sediar os jogos em 2016. Então, subiu Lula ao palanque. Pela primeira vez fiquei realmente orgulhos de ver o Nosso Guia, como diria Elio Gaspari, falando do país. O discurso foi uma obra prima. Gostaria de saber quem fez para aprender um pouco mais sobre a arte de escrever discursos. Tenho trabalhado bastante com isso nos últimos anos e sei o quanto é difícil inserir emoção nas palavras alheias. O discurso é uma coisa estranha, porque é algo que você escreve, mas que no final não ‘sai’ de quem escreveu. O maior desafio, e o que me deixa feliz, é conseguir encaixar as palavras, os pensamentos, como em uma matéria. Tem que ter lógica, razão, ritmo, dados, pensatas e… emoção!

Por isso, vale aqui a referência. Esse discurso do Lula é uma obra-prima. Interpretado com maestria. Nada como falar ou fazer algo em que se realmente acredita. O resultado final é sempre o melhor possível.

Aproveitando, segue aqui também dois clipes da candidatura. Belas obras de arte, produzidas pela O2 (Fernando Meirelles).

2 Comentários

Arquivado em Comunicação, Nova Sociedade

2 Respostas para “Rio 2016 – uma bela campanha de comunicação

  1. Olha só, Rods: http://doutorspin.wordpress.com/ do meu primo e sócio Ricardo Braga…

  2. Grande, Pepe! Excelente dica/artigo. O blog de vcs foi para o Blogroll! Abraço

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s