Maior transparência no mundo digital ou “o fim dos jabás nos blogs”


Reguladores americanos estão criando uma lei que obriga a ter uma maior transparência na publicidade e promoção de produtos e serviços via redes sociais. È cada vez maior o número de anunciantes que aproveitam blogs concorridos para falar de seus produtos ou serviços. Minha esposa já teve oferta de uma grande fabricante de fraldas para postar no blog dela e conheço outros casos do gênero. A idéia é bonitinha, mas ordinária. A empresa oferece alguns produtos para testar e o blogueiro vai lá e fala. Em sites de celebridades, isso é uma beleza para a marca, vende feito água. Mas, como saber se a pessoa está sendo autêntica ou está ganhando para fazer propaganda de algo? Na televisão, a gente tem certeza. Por mais toscos que sejam os anúncios, como da Locaweb e o Dan Stulbach (que é ótimo ator, mas não para vender cloud computing!).

Definitivamente, é cada vez mais difícil trabalhar nas sombras! Quando será que isso vai chegar no Brasil.

Alguns trechos abaixo. A matéria completa está no NY Times.

“The new rules also take aim at celebrities, who will now need to disclose any ties to companies, should they promote products on a talk show or on Twitter. A second major change, which was not aimed specifically at bloggers or social media, was to eliminate the ability of advertisers to gush about results that differ from what is typical — for instance, from a weight loss supplement.

For bloggers who review products, this means that the days of an unimpeded flow of giveaways may be over. More broadly, the move suggests that the government is intent on bringing to bear on the Internet the same sorts of regulations that have governed other forms of media, like television or print.

“It crushes the idea that the Internet is separate from the kinds of concerns that have been attached to previous media,” said Clay Shirky, a professor at New York University.

Richard Cleland, assistant director of the division of advertising practices at the F.T.C., said: “We were looking and seeing the significance of social media marketing in the 21st century and we thought it was time to explain the principles of transparency and truth in advertising and apply them to social media marketing. Which isn’t to say that we saw a huge problem out there that was imperative to address.

2 Comentários

Arquivado em Comunicação, Mundo 2.0, Nova Sociedade

2 Respostas para “Maior transparência no mundo digital ou “o fim dos jabás nos blogs”

  1. Pingback: Por que sua vida está cada vez mais difícil e por que ela vai melhorar « A Ficha Caiu

  2. Pingback: A transparência vai melhorar sua vida. Veja como « A Ficha Caiu

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s