Quanto papel é preciso para embalar uma sunga?


Tem uma marca de roupas interessante chamada Wöllner. Faz uns dois anos, os caras criaram uma coleção baseada na obra de Ernest Hemingway. Muito cabeça. Muito legal. A marca se intitula outdoor, ou seja, para atividades ao ar livre. É um conceito que cresce bastante, à medida que as pessoas, saturadas pelas cidades, buscam momentos de fuga na montanha, na praia, no ar, em qualquer lugar longe do concreto.

O que se espera de uma loja assim é que tenha uma postura sustentável. Ou, do contrário, ela estaria destruindo  o que seria, em última instância, sua fonte de renda. Pois bem. Ontem, minha esposa foi ao shopping (eu não precisei ir — beleza!) e me trouxe uma sunga de presente para usar nas curtas e bem-vindas férias na praia.

Quando vi a sacola, achei que ainda tinha ganho uma calça ou uma camisa de presente, tão grande era ela. Aí, abri e tirei uma caixa enorme, dessas do tamanho de camisa. Ainda achando que era uma camisa, abri e… surpresa… era uma sunga! Aquele monte de papel para uma sunga…

Hoje, abrindo meu e-mail, encontro a seguinte mensagem da Wöllner:

Wöllner1WöllnerWöllner3

Bom…. Tenho certeza de que o que está escrito ali é o que é: uma campanha de sustentabilidade.E não uma preocupação, uma crença da marca. Pena. Porque outras marcas concorrentes como Timberland e Osklen estão mais avançadas nesse quesito. A primeira imprime uma etiqueta mostrando o quanto cada produto impacta o meio ambiente em sua produção. A segunda está testando materiais sustentáveis para produzir suas roupas, como fibras feitas a partir de garrafas PET. Esse é o caminho. E não o de fazer campanhas espasmódicas de sustentabilidade (ainda que sejam melhores do que nada) e ao mesmo tempo entregar muito mais papel do que o necessário para embalar pequenas peças de roupa. Vamos lá, Wöllner, não é difícil deixar de usar um monte de papel para embalar as roupas. Poderiam ao menos perguntar para os clientes se querem mesmo tanta embalagem!

Deixe um comentário

Arquivado em Comunicação, Sustentabilidade

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s