Você é bonito?


Pois só sendo bonito para entrar na Beautifulpeople.com, a rede social que está chegando no Brasil. Hmmmm. O problema é que o conceito de beleza é um tanto abstrato (há estudos que dizem que a beleza de um rosto tem a ver com a simetria das linhas) e sempre vai ficar aquela questão: Quem decide quem é bonito e mesmo até o que é ser bonito. Essa é uma discussão para lá de intrincada, motivo de palavras e mais palavras de um sem fim de filósofos. No fundo, no fundo, tenho a impressão de que é o que conta mesmo para a avaliação do ‘objeto’ beleza é o senso comum. É o que faz, por exemplo, um leão-de-chácara de balada escolher quem vai ou não entrar na festa em que o patrão disse que só entra moça bonita ou moço bem-apessoado.

A discussão é antiga, remonta até Platão, pelo menos. Ele disse que a beleza é inerente ao objeto em si, independente dos olhos de quem estiver de fora. Para Kant, a experiência da beleza tem a ver com os requisitos básicos de cognição e assim ele confere à beleza um componente de necessidade para ‘organizar o mundo’, distinguir e ordenar padrões (senso comum?). (Ainda não estudei tanto filosofia, mas sei dar uma busca no Google. Achei essa referência interessante e de lá tirei essas citações.)

Ora, nesse caso específico, a beleza para um leão de chácara é a capacidade de cognição para diferenciar um homem feio de um bonito e uma mulher feia de uma bonita. E assim, deixá-los entrar na festa…

A realidade tem alcance maior do que uma balada, rede social , catálogos de publicidade ou essa superficial explicação dessas linhas.

A certeza que fica é que a beleza física das pessoas (de acordo com os padrões vigentes) é efêmera (precisa lembrar?). No longo prazo, não é bom negócio apostar todas as fichas na beleza. Modelos que o digam. Aos poucos, o trabalho começa a minguar e ficam fora do mercado. O que era motivo de alegria, reconhecimento, felicidade e dinheiro vira história do passado, em muitos casos, de frustração descontada em cirurgias plásticas deformadoras.

O modelo atual de publicidade carrega em si um paradoxo. Mulheres e homens bonitos servem para vender produtos – que supostamente irão deixar as pessoas mais felizes no final do dia (“Vida Líquida”, de Zygmunt Bauman é um livro e tanto sobre isso). E o que importa, porém, não é a televisão nova de LCD, a roupa do moda ou um carro do ano na garagem. A felicidade, essa sim, conta muito mais para o bem-estar das pessoas. E não depende de dinheiro. Há estudos que comprovam. No livro “Felicidade — Diálogos sobre o Bem-Estar na Civilização”, lançado em 2002 pelo economista Eduardo Gianetti da Fonseca, ele diz: “Em geral, estudos revelam de forma clara que o dinheiro compra a felicidade onde a renda per capita é inferior a 10 000 dólares”, escreve ele. “Acima disso, porém, essa correlação desaparece.”

Estou lendo um livro (há um tempão, entre muitos outros) sobre felicidade (“Stumbling on Happiness”), de um professor de psicologia de Harvard chamado Dan Gilbert. Até agora, em nenhuma das páginas encontrei referência e correlação entre beleza (física) e felicidade.

Como as pessoas envelhecem e o conceito de beleza se esvaece com as folhas do calendário que ficam para trás, o que vale no fim  das contas é mesmo a felicidade.  A revista Trip fez uma capa memorável sobre esse assunto:

Você é feliz? - Capa clássica da revista Trip

Ou seja, não fique triste se você não for convidado para fazer parte dessa ‘rede social’.

Agora essa | Uma rede social só pra gente bonita | será q você entra? http://www.bluebus.com.br/show/2/93154/agora_essa_uma_rede_social_so_pra_gente_bonita_sera_q_voce_entra

13:24 Lançado na Dinamarca alguns anos atrás, o site de relacionamento Beautifulpeople.com vai começar a funcionar globalmente essa semana. Para se cadastrar, é preciso enviar uma foto e deixar que os usuários ativos decidam se sua beleza é ou nao suficiente para que você entre na rede. Só 20% dos candidatos sao aprovados. De acordo com o diretor do site, “as pessoas estao cansadas de desperdiçar tempo e dinheiro encontrando pessoas que nao sao atraentes na net”. Até o momento, sao 180 mil membros. Você se habilita? ;- )

Anúncios

2 Comentários

Arquivado em Felicidade, Mundo 2.0

2 Respostas para “Você é bonito?

  1. Pingback: O melhor de 2010 | A Ficha Caiu

  2. dionisia

    Tenho me esforçado para melhorar.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s