Ideias que transformam o mundo – agora no Brasil!


Dia memorável hoje. Começou e terminou em torno do tema ideias. Estamos passando por uma revolução silenciosa no país, dessas que veremos os resultados em 20 anos. Como nunca antes, as ideias estão fluindo com liberdade no Brasil. O melhor exemplo disso é o encontro que teremos em São Paulo, em novembro próximo, o TEDxSP.

Trata-se de um evento ‘licenciado’ para o Brasil a partir da incrível comunidade TED, que foi criada em 1984 (nem sabia que era há tanto tempo) para disseminar ideias. Quem não conhece, precisa conhecer.

A versão brasileira terá 32 participantes (alguns nomes já estão no site www.tedxsaopaulo.com.br) e palestras de 5 a 15 minutos. O tema do evento é inspirador: O que o Brasil pode fazer pelo mundo.

Depois do post de ontem (link) e das conversas que tive hoje, tenho a certeza de que estamos nos mobilizando no lado certo. É empolgante participar de coisas relevantes, dessas que a gente sabe que terão um grande impacto positivo.

Fiz minha inscrição algumas semanas atrás e fiquei para lá de feliz quando recebi a boa notícia no e-mail que chegou com o convite.

Fiquei feliz no papo de hoje em conhecer melhor o Dudu Camargo, da Colmeia, e tive o prazer de conhecer o Helder Araújo, da Webcitizen. São dois caras que estão fazendo um trabalho incrível em suas empresas e que junto com outros oito estão viabilizando a versão brasileira do TED. Helder, que já esteve em um dos TEDs, foi muito feliz quando disse que pós-ditadura e com liberdade de expressão, “os brasileiros se lambuzaram no mel do criticismo”. Quis falar sobre aquela onda de críticas que se abate sobre alguém que apresenta um projeto. Crítica é bom, claro, mas é preciso propor algo depois.

A crítica não pode terminar nela, temos que construir algo. Meu lado jornalista não deixa a crítica de lado, mas se tem algo que aprendi no mundo corporativo nos últimos anos foi acolher as ideias e trabalhá-las construtivamente a partir da crítica. Pois o TED é uma saraivada de ideias, algumas mais, outras menos acabadas, mas ideias que encontram espaço livre para decolar.

Aviso de utilidade pública: as inscrições ainda estão abertas. O questionário é um tanto trabalhoso para se preencher, mas pode valer muito a pena. Se não valer, no mínimo, foi uma experiência de autoconhecimento.

Uma dica para começar conhecendo bem o TED é essa incrível palestra da autora do livro Comer, Rezar e Amar, Elizabeth Gilbert (com legendas em português). Vale a pena.

Anúncios

Deixe um comentário

Arquivado em Comunicação, Inspiração, Mundo 2.0, Nova Sociedade, Uncategorized

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s