Facebook na vida real


Já existem alguns livros para falar do segredo do sucesso do Facebook, tentando desvendar as fórmulas mágicas (veja post antigo mais abaixo) para fazer o negócio ser o sucesso que é. As redes sociais (Orkut, Twitter, MySpace, Plaxo, LinkedIn) tiveram o mérito de encontrar maneiras de as pessoas conversarem entre si com frequencia, apesar da distância e do dia-a-dia atribulado da vida moderna.

Na Enterprise 2.0 Conference, em São Francisco, ouvi muita coisa diferente e relevante sobre como esse novo mundo está se apresentando para as empresas. Em uma das sessões, o palestrante (Gentry Underwood, da IDEO – @gentry) me chamou bastante a atenção quando disse que o ponto da colaboração não é o de ensinar as pessoas a usar o computador, mas facilitar a interação de pessoa para pessoa usando o computador.

Na mesma palestra, ele mostrou o vídeo abaixo, genial. É uma simulação de Facebook na vida real. O sujeito chega, bate na sua porta, diz que te conhece do colégio há trocentos anos e pergunta se pode ou não ser seu amigo. Em seguida, pede a confirmação: “confirma ou ignora”! E assim por diante. É hilário. Coloco aqui para mostrar que o Facebook conseguiu trazer sentido para o ambiente, facilitando a interação de pessoa para pessoa, usando o computador. Fora desse ambiente, seria ridículo. Assim como é ridículo, como em qualquer situação da vida, usar a ferramenta de modo errado. Mancada é mancada em qualquer lugar.Assim, é bom sempre lembrar que gafe não pergunta se é online ou offline.

Veja o vídeo de uns caras chamados Idiots of Ants e depois clique no link abaixo para ver incríveis gafes no Facebook (em inglês).

Veja aqui as gafes no Facebook

Posts relacionados:

A história oculta do Facebook?

Revolução adiada? Geração Y ainda precisa conquistar espaço para revolucionar  empresas

O lado A é melhor que o lado B? — Qual o impacto das redes sociais na produtividade?

1 comentário

Arquivado em Colaboração, Mundo 2.0, Nova Sociedade

Uma resposta para “Facebook na vida real

  1. Rohds, como sempre, ótimo, rsrsrs

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s