Pense bem antes de não deixar alguém entrar em sua rede!


Esse vai rápido para compartilhar uma impressão muito bacana sobre o funcionamento de redes (fonte: professor e filósofo Rogério da Costa, da USP). A teoria das redes, que é estudada desde a década de 80, pelo menos, e serve de base para o funcionamento de coisas como internet e suas ferramentas como Orkut, Facebook, Twitter etc tem o conceito de laços fortes e fracos.

Essa teoria diz que os laços fortes são aquelas pessoas que você conhece muito bem e os laços fracos é aquele colega de trabalho que você encontra de vez em quando em uma reunião ou um ex-colega de escola. Pois bem, as ferramentas sociais de mais sucesso hoje são Facebook, Orkut, MySpace, Twitter, etc porque se apóiam nos laços fracos.

A lógica é a seguinte: os laços fortes pensam exatamente como você, têm os mesmos interesses, portanto, não agregam muito valor sob o ponto de vista do conhecimento. Já os laços fracos, eles têm um incrível potencial de agregar mais conhecimento, assim como o de ampliar a disseminação de qualquer mensagem. A atualização de status nas ferramentas já citadas. Então, pense melhor antes de confirmar aquele cara que quer participar de sua rede, mas você não deixa!

Leia mais sobre o problema de se fechar nas próprias informações no post “Eu Diário – Ou você mesmo edita suas notícias”

Deixe um comentário

Arquivado em Uncategorized

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s