Poluição: nuvem negra na cabeça de 15 milhões de paulistanos


Acordei razoavelmente cedo hoje e não pude escapar de registrar essa cena. A poluição de São Paulo é algo com o qual nos acostumamos, mas que é extremamente danosa para a saúde. No TEDxSP, em uma das palestra mais inspiradas, o cientista Paulo Saldiva falou sobre o absurdo de a poluição não ser considerada um caso de saúde pública (leia mais aqui). Segundo ele, morrem por ano na capital paulista cerca de 1000 pessoas em função da AIDS, 500 por tuberculose e – pasmem – 4 000 pessoas por conta da poluição! E a poluição, isso é o pior, não é tratada como problema de saúde.

Com  uma foto como essa, é impossível não ficar chocado. A massa cinza chumbo é uma verdadeira nuvem negra na cabeça de cerca de 15 milhões de pessoas. Tanto já virou rotina, que meu filho de 5 anos saiu correndo da cama, me perguntando: “Pai, deixa eu ver a foto da poluição.”

É por causa disso que me nego a comprar um segundo carro para a família.  Enquanto for possível evitar, farei minha parte para não contribuir com essa poluição e com o trânsito infernal. São Paulo pode e precisa ser melhor. Será que a tecnologia automotiva e o investimento no transporte público vai permitir isso?

1 comentário

Arquivado em Fotografia, Nova Sociedade, Questões, Sustentabilidade

Uma resposta para “Poluição: nuvem negra na cabeça de 15 milhões de paulistanos

  1. Pingback: O surf no arroio Dilúvio em Porto Alegre « A Ficha Caiu

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s