O Greenpeace acertou de novo – campanha para COP15


E a COP15 está rolando em Copenhague. Mais de 30 000 pessoas inscritas para um lugar onde caberiam 15 000. Acho que escolheram a cidade errada para um evento de tamanha importância, com o incrível potencial de decidir o futuro da humanidade. Talvez essa seja a visão negativa. A visão positiva é que o evento ganhou tanta relevância que nem os organizadores esperavam tanto… E aí lotou. Acho que é um bom sinal.

E falando em chamar a atenção, o Greenpeace conseguiu de novo! A campanha que fizeram para chamar a atenção da sociedade civil sobre o papel dos governos no evento em Copenhague é genial. Por alguns motivos:

– Projeta no futuro o possível impacto de uma decisão que está sendo tomada agora – todo mundo sempre quer saber sobre o futuro e por isso chama a atenção. Principalmente pela projeção de idade dos principais líderes mundiais;

– Tem o timing perfeito (começou na semana passada, logo antes do início da COP15);

– Ganhou visibilidade mundial. No Brasil, foi para as páginas da revista mais lida no país;

– Ajuda a dimensionar bem o impacto das decisões dos líderes atuais escolhidos pela própria sociedade e que estão com mandato para tomar decisões que vão impactar a todos no médio prazo.

Há quem diga que o Greenpeace é controverso, que há interesses por trás e tantas outras coisas. Pode ser, mas é inegável a capacidade de comunicação que possuem.

Compartilho aqui três destas peças da campanha “I’m sorry”.

Quem quiser ver todas, só clicar aqui.

Tendo os publicitários tanto poder em influenciar decisões das pessoas, é um desperdício ver mensagens jogadas ao vento, sem reflexão. Propaganda besta, como muitas que vemos por aí e que de nada ajudam a sociedade a evoluir. Pode ser ingenuidade minha achar que toda peça de propaganda deveria fazer isso. Ok, se não isso, que ao menos propaganda responsável já seria algo bastante produtivo.

Dito isso, vale aqui uma referência ao post sobre propaganda bunda-mole. Não conheço o autor do blog, mas já dei uma espiada por lá e achei bacana. E como sempre vale a pena a boa propaganda, vale também linkar para uma boa reflexão.

Anúncios

1 comentário

Arquivado em Comunicação, Sustentabilidade

Uma resposta para “O Greenpeace acertou de novo – campanha para COP15

  1. Pingback: Tweets that mention O Greenpeace acertou de novo – campanha para COP15 « A Ficha Caiu -- Topsy.com

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s