O que faz um país feliz?


Já havia escrito sobre a Costa Rica aqui e agora acho que vale voltar ao ponto. Principalmente, porque o tema felicidade volta a ser abordado. Na semana passada, o colunista Nicholas D. Kristoff, no NY Times, falou sobre o país depois de tê-lo visitado com a filha de 12 anos. Ficou impressionado com tudo o que viu e chamou a atenção para o fato de que o país é o mais feliz do mundo em três índices diferentes.

O primeiro é o World Database of Happiness, compilado por pesquisadores Holandeses a partir de pesquisas feitas pelo Gallup. Entre 148 nações, a Costa Rica é o país que fica em primeiro lugar a partir das respostas das pessoas à pergunta sobre qual o seu nível de felicidade em uma escala de 1 a 10. O Brasil está em 18º lugar, com média de 7,5. Os mais felizes são Costa Rica (8,5), Dinamarca (8,3), Islândia (8,2), Suíça (8,0) e Canadá (8,0). Veja a lista completa.

Pesquisadores também tentaram calcular a felicidade determinando “anos de vida felizes”, misturando felicidade autodeclarada com expecativa de vida. Costa Rica ficou em primeiro (66,7 pontos), Estados Unidos em 19º (58) e Zimbábue em último (12,5). O Brasil está acima da média com 53,6.

Uma terceira medida seria o “happy planet index,” da New Economics Foundation, que combina felicidade e longevidade, mas considera também o impacto ambiental. A Costa Rica também fica em primeiro. Nessa, o Brasil está bem, em 9º lugar. (Certamente esse índice não considera o ambiente político…)

Estive na Costa Rica por duas vezes. A primeira foi em 1997, na estreia em surftrips. Estava deslumbrado e era novo demais para me preocupar com a questão ambiental ou qual a importância dessas questões na felicidade das pessoas. Lembro bem de uma coisa, porém. E essa não escapa de nenhuma pessoa que pise por lá. O lema: “Pura Vida”. A felicidade era evidente na maioria das pessoas com as quais conversei. Obviamente, estar perto de turistas é sempre bom, pois significa fonte de receita, novidade, troca de experiências etc. De todo modo saí com a melhor das impressões.

Estive de volta lá em 2008. Desta vez, fiquei apenas no idílico lado do Caribe, no vilarejo de Puerto Viejo. Em um dos dias, depois de uma das intensas sessões de surfe que dão uma fome danada, parei para comer uma pizza de fatia. Achei que uma ia dar conta, mas precisei de outra. Quando fui pedir o segundo pedaço, a atendente olhou para a pilha de pratos plásticos e em seguida olhou para o balcão onde estava parado o prato que eu estava usando. Então, sem nem perguntar, ela pegou meu prato usado e disse: “Hay que cuidar del planeta”. E colocou ali o segundo pedaço de pizza.

Estou para ver consciência ambiental como essa em atendentes de pizzaria no Brasil ou mesmo em outros lugares. Não à toa, depois de 11 anos, o mesmo lugar, a costa caribenha, parecia absolutamente igual. Praias maravilhosas, algumas intocadas, sem especulação imobiliária à beira-mar. Gisele Bundchen, muita esperta, até comprou casa por lá, na costa do Pacífico, um pouco mais urbanizada, mas ainda assim bem cuidada.

E vale repetir aqui o que escrevi em outro post: A Costa Rica aboliu o éxercito na década de 40, e investiu toda a grana em saúde e educação. Um país bem educado, que valoriza a relação com a natureza e, não por acaso, está entre os países mais felizes do mundo.

Leia mais: O que fizemos de errado

2 Comentários

Arquivado em Felicidade, Interdependência, Sustentabilidade, Uncategorized

2 Respostas para “O que faz um país feliz?

  1. Pingback: O que faz um país feliz – parte 2 « A Ficha Caiu

  2. Pingback: O lado obscuro da preservação ambiental na Costa Rica? « A Ficha Caiu

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s