O que faz um país feliz – parte 2


Mais sobre o post de ontem sobre o que faz a Costa Rica ser um dos países mais felizes do mundo, se não o mais. Encontrei um contraponto do pessoal do Freakonomics, que levantou uma discussão interessante dizendo que há outras maneiras de medir e que não é bem assim. Não vou entrar aqui na questão, pois é uma muito técnica. Para quem quiser, vale ler aqui. O que fica, porém, é o seguinte: em todos os rankings analisados, a Costa Rica é o país que sempre está entre os mais felizes, mesmo que não seja o primeiro. Não há nenhuma fórmula mágica, mas vale, sim, prestar atenção na relação entre felicidade e cuidado ao meio ambiente. Mas, ao final, Justin Wolfers, autor do artigo, menciona que não se pode perder de vista que o desenvolvimento econômico, que é esmagadoramente a principal explicação para um país estar no topo das tabelas de felicidade.

Será mesmo? Não é o que diz o Happy Planet Index. Vejamos os dez primeiros: Costa Rica, Rep. Dominicana, Jamaica, Guatemala, Vietnã, Colômbia, Cuba, El Salvador, Brasil e Honduras! Não são todos reconhecidamente países exemplares em desenvolvimento econômico. A questão é: o que queremos medir? O desenvolvimento econômico apenas? Mesmo considerando que desastres de carro ou mesmo terremotos como o do Haiti são bons para o PIB, afinal a reconstrução vai mobilizar dinheiro para lá? Ou precisamos olhar as questões de forma mais abrangente, considerando itens como satisfação de vida, expectativa de vida, impacto no meio ambiente etc?

Para encerrar, resgato aqui um trecho de um discurso de Kennedy: Robert Kennedy: “O que faz a vida valer a pena é a saúde de nossas crianças, a qualidade de sua educação, a alegria de suas brincadeiras, a força de nossos casamentos, nossa devoção ao país, nosso humor, sabedoria e coragem. E nada disso se mede no PIB”.

2 Comentários

Arquivado em Felicidade, Interdependência, Sustentabilidade

2 Respostas para “O que faz um país feliz – parte 2

  1. Pingback: O lado obscuro da preservação ambiental na Costa Rica? « A Ficha Caiu

  2. Pingback: No país mais feliz do mundo « A Ficha Caiu

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s