Luz na vida inteligente da política: Votenaweb


O pessoal da Webcitizen vem fazendo coisas muito bacanas. Depois do TEDxSP e da revista Gotas, lançaram o Votenaweb, quase simultaneamente ao TEDx.

O Votenaweb é uma ideia muito simples – e por isso vencedora – de dar a chance de você conhecer de modo prático e rápido a atuação dos parlamentares, via projetos de lei apresentados no Congresso Nacional que estão esperando ou já passaram por votação. Como diz o site, “é para você se aproximar das decisões do Congresso Nacional que afetam diretamente a sua vida.”

Votenaweb mostra a vida inteligente (nem sempre) na política

Um dos grandes benefícios do mundo 2.0 é a possibilidade de disseminação de conhecimento para todos. O Votenaweb ajuda a dar uma olhada ‘básica’ na atuação dos parlamentares sem precisar esperar pelos debates pré-eleição que acontecem uma vez a cada 4 anos para cada exercício nos meios de comunicação.

Pois agora está lá, disponível para qualquer um analisar a performance de seus candidatos e ao mesmo tempo saber que tipo de lei está sendo colocado em votação no Brasil, em tempo real.

Coloquei no filtro os mais votados agora mesmo, e veja o que apareceu:

1. Deputada Vanessa Grazziotin- PLC – 5963 / 2009 – Propõe a criação do Selo Verde “Preservação da Amazônia” para produtos ecologicamente corretos da Zona Franca de Manaus.  (91% sim)

2. Senador Marcelo Crivella – PLS – 151 / 2009 – Extinguirá a prisão especial concedida a magistrados e funcionários do Ministério Público. (92% sim)

3. Deputado Sabino Castelo Branco – PLC – 5936 / 2009 – Proibirá a demissão do trabalhador cuja esposa, grávida, não trabalhe fora de casa para complementar a renda do orçamento familiar. (75% não)

4. Deputado Dr. Talmir – PLC – 5680 / 2009 – Aumentará para 85% o tamanho de reservas legais que devem ser preservadas em propriedades rurais localizadas na Amazônia Legal. (81% sim)

5. Senador Expedito Júnior – PLC – 6711 / 2009 – Fará com que os veículos apreendidos pela Justiça possam ser utilizados como transporte coletivo, e que sejam destinados para prefeituras municipais, como transporte escolar. (94% sim)

Já havia entrado algumas vezes no Votenaweb, mas esqueci de voltar. Talvez fosse legal ter algum atrativo para voltar ao site, como uma newsletter com as mais votadas, os destaques da semana. Algum tipo de alerta até criar o hábito de frequentar essa bela iniciativa Política 2.0. Como o próprio e-mail* que foi enviado agora para celebrar os 3 meses de vida do site.

Comentário de usabilidade à parte, esse site é uma prova de que existe vida inteligente na política. O que falta são oportunidades de expor isso. O problema é que a concorrência (as “antas políticas”) é muito melhor em chamar a atenção.Mas, como diria o nosso presidente, somos brasileiros e não desistimos nunca. Um dia, o Congresso vai ser conhecido pelo bem que faz e não pelas tramóias políticas.

P.S.: Lembrei de uma piadinha infame que traduz muito bem a índole do brasileiro, que fala mal da política, mas tiraria sua casquinha se pudesse, segundo pesquisas recentes publicadas no jornal. A piada: “Sabe qual a diferença entre ‘esquema’ e ‘sacanagem’? Esquema é quando você está dentro. ‘Sacanagem’ é quando está fora…”

*Recebi o e-mail abaixo da equipe do Votenaweb, que compartilho por aqui.

Caro usuário do Votenaweb,

Lançamos nosso site há 3 meses e estamos muito felizes pela grande participação. Queremos agradecer a você por ter passado por lá, por ter votado, comentado, por ter recomendado o site a alguém, ou enviado sugestões de mudanças. O Votenaweb não seria nada sem uma comunidade por trás dele, que nos dá representatividade e nos ajuda a melhorar. Obrigado, de coração.

Recebemos muitos e-mails com sugestões para melhorarmos a ferramenta e já começamos a implantar algumas delas. Por exemplo:

  • Agora é possível visualizar os projetos de lei por:
    • mais polêmicos
    • mais votados
    • mais comentados
    • projetos que você ainda não votou
  • No seu perfil, agora há uma lista dos parlamentares
    com maior afinidade com você.

Acreditamos que, com essas mudanças, o site tornou-se muito mais útil e relevante.

Mas há muito mais o que fazer. Garantimos que o Votenaweb ainda vai progredir muito – estamos trabalhando duro para isso. Contamos com sua colaboração para, juntos, quem sabe, melhorarmos a qualidade da democracia brasileira. Cada voto conta.

Um abraço,
Equipe do Votenaweb

Outra coisa que nos deixou felizes foi a bela repercussão na imprensa e na blogosfera. Um exemplo é o site Veja.com, que nos deu a oportunidade de conversar em profundidade sobre o site, numa longa entrevista com o veterano jornalista Augusto Nunes. Se você tiver 15 minutinhos, o link está aqui.

Anúncios

1 comentário

Arquivado em Mundo 2.0, política

Uma resposta para “Luz na vida inteligente da política: Votenaweb

  1. Pingback: Tweets that mention Luz na vida inteligente da política: Votenaweb « A Ficha Caiu -- Topsy.com

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s