A transparência vai melhorar sua vida. Veja como


Hoje o NY Times publicou um artigo sobre a elite poderosa dos tempos atuais. A tese principal do autor David Brooks é a de que hoje é menos importante fazer parte de um clube e mais importante ser inteligente e trabalhador. Mas, que apesar das oportunidades serem cada vez maiores para as pessoas, nunca a confiança na elite foi tão baixa quanto hoje. A promessa de meritocracia não foi preenchida. E apesar de o nível de talento hoje ser maior do que nunca, a reputação está em baixa. O autor identifica cinco possíveis causas:

1. Meritocracia – ela é importante, sim, mas está relacionada com o contexto. A minha interpretação é: de nada adianta você ser extremamente talentoso se não tiver boa capacidade de relacionamento interpessoal. Algumas pessoas poderiam chamar isso de ‘puxa-saquismo’, mas acho que seria visão bem curta.

2. O novo sistema em que vivemos criou o um novo padrão social. Hoje, os padrões de vida são muito, muito diferentes, pois já não dependem de costumes restritos à localizações geográficas. Pessoas do interior podem viver e trabalhar na capital. E o ponto do autor é que as pessoas podem não se sentir tão mais conectadas às lideranças de suas classes, como se sentiam antes.

3. A solidariedade com a liderança de classe é mais fraca hoje. Antes, os escândalos eram facilmente acobertados. Hoje, como há muitos aspirantes à liderança, as pessoas puxam com prazer o tapete das outras.

4. Os horizontes de tempo diminuíram. Antes, como as gerações se sucediam no comando de empresas, o pensamento de longo-prazo era naturalmente encorajado. Hoje, as pessoas têm que responder ao implacável tempo do mercado, o que encoraja comportamentos questionáveis, como inflar balanços. ou buscar criar uma marca rapidamente. Todos querem fazer ‘grandes movimentos’. Os exemplos do autor são: Clinton quis transformar o sistema de saúde. Bush tentou transformar o oriente médio. E Obama está tentando transformar o sistema de saúde, energia e muito mais. “Há menos ênfase na mudança gradual e mais na ‘grande tacada’. Isso produz falhas espetaculares e mais incertezas.”

5. A sociedade está muito transparente. Desde Watergate, nos EUA, e na última década, no Brasil, os governos estão cada vez mais analisados de perto. É como em fábrica de salsicha, o que se vê ali não é muito bom. Com mais transparência no governo, menos as pessoas tendem a confiar.

A conclusão do autor é de que não devemos voltar no tempo, mas que nosso sistema atual trouxe muitos problemas sérios, que ficam mais evidentes com o passar do tempo. 3

A minha conclusão é de que essa mudanças estão apenas no começo. Estamos vivendo uma incrível transformação da sociedade, acelerada pela velocidade da troca de informações, em tempo real. Ninguém mais esconde nada. Qualquer manifestação ganha escala com a internet via twitter, youtube, facebook e outras tantas ferramentas.

Sem dúvida, tanta exposição é perigosa para muita gente, mas acredito que, no médio prazo, isso pode trazer mudanças significativas na sociedade. Há quem ache que estamos vivendo uma grande era de espetacularização e só. Para mim, estamos vivendo uma era de evolução considerável de comportamentos.

Recentemente, me chegou às mãos uma newsletter da Columbia University, sobre Ética nos Negócios. Uma das faculdades mais importantes do mundo falando sobre isso é sinal de que a luz está sendo colocada na direção correta.

As mudanças já estão acontecendo e deixo aqui os exemplos do escândalo da Enron, dos políticos que estão caindo (em ritmo lento, é verdade) no Brasil e da possível saída do Google da China. São todos sinais dos novos tempos.

Enfim, talvez não seja o fato de que as lideranças não são tão mais confiáveis. Talvez, sim, o fato de que a transparência tenha chamado a atenção para o mundo real. Nesse momento, isso não é positivo para a reputação, mas certamente é um indutor de novos comportamentos, que vai melhorar nossas vidas. Afinal, é muito melhor viver sem ter o que esconder, certo?

Leia mais:

https://afichacaiu.wordpress.com/2009/12/08/denis-meu-feedback-sobre-a-gotas/

https://afichacaiu.wordpress.com/2009/11/05/evolucao-2-0/

https://afichacaiu.wordpress.com/2009/11/03/empresa-2-0-e-um-caminho-sem-volta/

https://afichacaiu.wordpress.com/2009/10/06/maior-transparencia-no-mundo-digital-ou-o-fim-dos-jabas-nos-blogs/

Anúncios

Deixe um comentário

Arquivado em Uncategorized

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s