O fim da reputação?


New York City, 2003, upload feito originalmente por Rodrigo VdaC.

“O anonimato vai ser o próximo luxo da humanidade.” Ouvi esta frase bombástica de um amigo meu em um almoço que tivemos esses dias. Foi mais um daqueles almoços em que chego meio ‘zonzo’ no trabalho à tarde. De tanto que os neurônios trabalharam, de tantas ideias boas que surgiram. Mas essa foi difícil de digerir. Na hora, pensei em todas as informações que tenho no Facebook, Orkut, Linkedin, Plaxo, Flickr e aqui neste blog.

Se em algum momento eu quisesse o anonimato, seria quase impossível tê-lo. “Mas vai ser tão luxo que já há empresas contratadas para apagar os rastros digitais de pessoas na internet.”

Mas fica a dúvida. No mundo cada vez mais interconectado em que vivemos, a carreira, os projetos, as possibilidades se contróem mais e mais baseados nas conexões em que temos e que construímos. Como conciliar essa necessidade com a vontade de estar anônimo? Existe essa possibilidade?

É um dilema e tanto. Principalmente porque há outra tendência em ascensão: o gerenciamento da reputação. Mesmo que alguém queira ficar anônimo, mais e mais informações chegam às redes via conexões. Amigos de infância, escola, colegas profissionais – há muita gente com o potencial de falar sobre nós na web. Tanto que há até quem fale no fim da reputação. Li no TechCrunch que está chegando um momento em que relevaremos cada vez mais má notícias sobre reputação. E que não vai adiantar querer esconder aquela foto ou informação indiscreta que você faz questão de manter anônima.

O mundo é cada vez menos off e cada vez mais on. Parece que veremos cada vez mais em uma sociedade que aprende a conviver com os ‘deslizes’ pessoais. Talvez uma foto indiscreta ou uma frase negativa sobre você tenha menor impacto sobre a decisão de contratá-lo para uma empresa ou para um projeto. Ponto positivo para a transparência. Ponto negativo para o anonimato. Certo?

2 Comentários

Arquivado em Interdependência, Mundo 2.0, Nova Sociedade, Questões

2 Respostas para “O fim da reputação?

  1. Pingback: Tweets that mention O fim da reputação? « A Ficha Caiu -- Topsy.com

  2. Olá Rodrigo! Tudo bem?
    Você ganhou o exemplar do livro “Gestão da Inovação na Prática” de autoria de Maximiliano Carlomagno e Felipe Scherer, através do sorteio realizado entre nossos seguidores no twitter.
    Preciso que me encaminhes teus dados para que possamos enviar seu exemplar.
    Favor entrar em contato por e-mail.
    Abraço,
    Mariana.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s