O TED, as ideias e o incrível potencial multiplicador da internet


De 1984 até 2006 era um encontro quase secreto. De 2006 em diante, as palestram foram parar na internet. Uma das primeiras falas foi a do jornalista Malcolm Gladwell, autor de alguns livros de sucesso, como Blink e Fora de Série. A expectativa era de que cerca de 5 000 pessoas assistissem cada uma das palestras que fossem colocadas online. Mas em pouco tempo, 40 000 pessoas acessaram essa palestra. O plano inicial era de ter 200 000 acessos em um ano e depois ir dobrando os números ano a ano. Mas esta previsão também estava errada… Em apenas dois anos, foram 75 milhões de palestras assistidas!

Estamos falando do TED e esta pequena história dá uma amostra incrível do poder multiplicador da internet. Alguns itens que ilustram esse potencial e que mostram como a web alavancou esta iniciativa:

Divulgação: Antes de ir para a rede, o TED era um encontro semi secreto. Hoje, o total de palestras assistidas no TED.com é de 250 milhões!

Colaboração: o número de acessos vem aumentando exponencialmente em função das traduções para 25 línguas, com colaboradores de 80 países. As traduções são feitas por voluntários. Graças a eles, cerca de 300 palestras das cerca de 600 já estão traduzidas!

Agilidade: No TED Global (em Oxford, na Inglaterra), em 2009, a equipe do TED colocou a palestra de Gordon Brown no ar e em menos de 24 horas ela já estava traduzida para três diferentes línguas.

Aplicabilidade: Graças às traduções e a um aplicativo, as falas do TED podem ser usadas para estudos de línguas e em escolas. Há uma transcrição do texto ao lado de cada palestra. Com um clique é possível chegar a qualquer seção da fala.

A capacidade da web de mobilizar informações e ideias hoje traz um poder incrível para causar impactos positivos. Na sociedade, em escolas, nas empresas… enfim, nas nossas vidas.

E o melhor de tudo: as ideias do TED são grátis!!

1 comentário

Arquivado em Comunicação, Inspiração, Interdependência, Mundo 2.0, Nova Sociedade

Uma resposta para “O TED, as ideias e o incrível potencial multiplicador da internet

  1. Pingback: Por que o Cala Boca Galvão deu certo « A Ficha Caiu

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s