Felicidade, blogs, bancos, surfe, TED etc – a seleção da semana


Está cada vez mais difícil manter a regularidade neste blog em função do dia-a-dia atribulado no trabalho e mais as funções de família.

Estava pensando como equacionar esta questão neste final de semana e vou tentar fazer algo diferente. Como passo por dezenas (talvez centenas) de artigos, links, sites etc durante a semana e acho muita coisa legal, vou tentar fazer regularmente uma espécie de curadoria com aquilo que me interessa e que pode interessar a vocês que acompanham por aqui.

É importante ter o feedback porque não tem a menor graça escrever sozinho. Cada comentário, cada nova ideia, é um estímulo para seguir. Sem isso, vou ficar pelo caminho! Não é um pedido, é só um fato! (risos)

O que vi de legal por aí nesta semana:

Estudo da new economics foundation sobre bem-estar na Inglaterra

O gráfico abaixo (feito pela new economics foundation, organização do Nic Marks, a quem tive a honra de conhecer no TED Global, em Oxford) mostra como as pessoas se sentem em relação ao seu bem-estar. O resumo diz que as pessoas na Inglaterra se sentem melhor do que os europeus na média, mas que ficam para trás em termos de confiança e sentimento de ‘pertencimento’. Um dos pontos mais debatidos é sobre quanto o dinheiro teria impacto nisso. O que a pesquisa mostra é que mais dinheiro impacta mais na falta de sentimentos negativos e aumenta a percepção sobre uma vida satisfatória, mas não significa que aumenta a confiança ou o sentimento de pertencimento. E, aparentemente, traz a sensação de que a confiança aumenta com a idade.

Gráfico sobre o bem-estar inglês

Os melhores blogs de 2010, da Time

Este não é novo, mas sempre vale compartilhar. Lista da Time com os melhores blogs de 2010.

A experiência com blogs do Guardian

Ao contrário de querer resistir às mudanças da maneira como as pessoas se comunicam, o jornal Guardian, da Inglaterra, resolveu fazer uma experiência, reconhecendo o poder dos blogs como disseminadores de notícias. Se você é um blogueiro do wordpress, você poderá postar os artigos do Guardian diretamente na sua página. Ou seja, está liberando seu conteúdo de graça. Há algumas condições, porém: você precisa se registrar e terá que publicar o artigo por completo, com anúncios, inclusive. Desta maneira, o veículo reconhece que muitas pessoas republicam o seu conteúdo, estimulam isso, mas ganham a possibilidade de aumentar a exposição dos anunciantes. Muito engenhoso, transparente e sem querer brigar com o futuro, como estão fazendo os veículos que ‘fecham’ o conteúdo em um mundo que se abre cada vez mais.

O banqueiro das pessoas

Matéria sobre Simon Warburg, mostra que a vocação original dos banqueiros pode ter se perdido com a ganância por acumular dinheiro e que talvez não existem mais banqueiros, como Warburg, que acreditava ser sua principal missão entender, valorizar e satisfazer os clientes.

Editorial de moda e conteúdo da Patagonia

A Patagonia, a marca criada por Yvon Chouinard, faz sempre coisas incríveis. O último editorial de surfe apresenta as novas roupas em uma revista eletrônica, acompanhada por matérias e fotos excelentes. Os temas estão ligados à proteção de praias com excelentes ondas. É um misto de conteúdo editorial com propaganda muito bem-feito. Quem gosta de surfe, vai se deliciar. Quem não gosta, vai ver belas fotos e uma excelente referência de como vender sem invadir, se é que me entendem. O editorial faz ainda referencia à organização Save the waves, que ajuda a proteger as praias de bom surfe. Ou seja, propaganda com causa, um belo caso de branding.

Editorial de moda e conteúdo da Patagonia é um show de imagens

TED Talk da semana – Chip Conley – medindo aquilo que faz a vida valer a pena

“Nem tudo que pode ser medido, conta. E nem tudo que conta, pode ser medido.” Albert Einstein

Anúncios

4 Comentários

Arquivado em Colaboração, Comunicação, Felicidade, Interdependência, Jornalismo, Mundo 2.0, Nova Sociedade, Surfe

4 Respostas para “Felicidade, blogs, bancos, surfe, TED etc – a seleção da semana

  1. Douglas

    Gostei do espírito europeu da pauta!!! Acho que a pesquisa sobre felicidade inglesa ainda está impactada pela crise que alguns momentos os levaram até em acreditar que tinham perdido o bonde da história por nāo terem adotado o euro.

    Guardian rules…ainda que o google news tenha aberto em definitivo o arquivo de todos os jornais ingleses e europeus…

    Vc leu a crítica do FT sobre TED e a conferência do cool no dia 23?

  2. Douglas, estou influenciado ainda!
    A crítica do FT ficou ótima! Muito bom texto. Há outros em veículos importantes. TED mainstream?
    Abraço

  3. Francisca

    segundo uma reportagem de hoje, 30 Nov 10, no jornal das 7 na TV Record, todos os estudos sobre qualidade de vida e felicidade da Inglaterra estão ultrapassados e não refletem a realidade atual. uma nova pesquisa será feita. lamentavelmente nao tive tempo de anotar o nome do politico que esta encabeçando esta pesquisa. quanto ao seu gráfico ele não menciona data. é só. boa sorte quanto a mante-lo atualizado.

    • Oi, tem uma pesquisa interessante da London School of Economics chamada Mappiness.
      Embora não mencione data, a reportagem é recente, de Agosto deste ano.
      O tema da felicidade é cada vez mais apaixonante, o grande santo graal do século 21.
      Há um livro que vale a pena ser lido, chama-se The happiness hypothesis, com análises variadas sobre a percepção da felicidade ao longo dos séculos.
      Agradeço as informações e se souber o nome de quem falou, coloque aqui.
      Abs

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s