Debate 2.0, sustentabilidade bem comunicada, surfe na lona etc.


Comunicação bem-feita sobre sustentabilidade

Filme sobre gás natural – há cada vez mais exemplos bacanas de comunicação inovadoras no tema da sustentabilidade. Este filme estimulando o uso de gás natural é um excelente exemplo disso.

Aproveitando, vale conhecer esta seleção dos melhores anúncios de sustentabilidade feito pelo jornal inglês Guardian. Consta lá uma peça do Instituto Akatu (abaixo).

 

A peça do Akatu escolhida uma das melhores do mundo pelo Guardian

 

Crescimento vs desenvolvimento

Dei um curso de 7 horas de duração sobre Sustentabilidade e Comunicação neste final de semana em Porto Alegre. Em uma das dinâmicas, os alunos estudam alguns textos sobre o debate entre crescimento vs desenvolvimento. Ou seja, é possível desenvolver cidades, localidades, países, sem necessariamente precisar de crescimento econômico? Há uma série de economistas que dizem que sim. Um dos mais renomados pesquisadores deste tema é Herman Daly, que deu uma entrevista para a Revista Época Negócios. Seguem uma pergunta e o link para a entrevista completa: (Para os alunos que passarem por aqui, eis uma complementação ao curso!)

Mas o senhor vê alguma mudança na postura dos economistas mais ortodoxos?

De certa forma sim, porque as pessoas estão vendo com mais clareza as consequências da mentalidade do crescimento ilimitado. A economia de cada nação está limitada pelo seu pedaço na biosfera, mas elas ainda estão tentando crescer além disso, passando para o espaço ecológico de outros países. Essa é a mentalidade da globalização, que está agora chegando aos seus limites. Creio que essas ideias estão ganhando atenção por que de forma crescente elas parecem mais congruentes do que o crescimento para sempre. Claro que para os políticos, e para muitos economistas, ainda é venenoso falar sobre os limites ao crescimento.

Debate 2.0

A semana que passou teve o incrível debate dos candidatos à presidência do Brasil. Não que o debate tenha sido lá estas coisas, mas a repercussão via twitter foi a grande novidades. A baixa audiência na TV foi compensada pela grande quantidade de mensagens nas redes sociais. O candidato Plínio Sampaio virou trending topic no Twitter e no dia seguinte saíram análise sobre quem teria vencido o debate na visão dos usuários de redes sociais. Esta matéria no M&M online diz que Marina Silva saiu vencedora na discussão virtual.

Surfe na lona

O skate nasceu da vontade de surfistas californianos deslizarem em dias de verão, com poucas ondulações na costa oeste americana. E como surfe sem tubo não é a mesma coisa, eis que deram um jeito de trazer o tubo para o skate também. O tarp surfing, ou surfe na lona, já começa a ganhar alguma visibilidade. Um caso interessante de inovação no esporte.

TED Talk da semana – Jill Bolte Taylor

Foi uma das primeiras que vi e é uma das mais clássicas, disparado. Jill Bolte-Taylor, neurocientista, teve um derrame e virou seu próprio objeto de estudo. Esta é uma fala com alto nível de emoção. Vale a pena. (Veja aqui no site do TED, com legendas em português)

4 Comentários

Arquivado em Comunicação, Mundo 2.0, Nova Sociedade, política, Surfe, Sustentabilidade, Uncategorized

4 Respostas para “Debate 2.0, sustentabilidade bem comunicada, surfe na lona etc.

  1. Omar

    Mto bom o surf na lona… Mas nao me arrisco, nao… Hehe

  2. Rodrigo,
    esta manhã li um relatporio de sustentabilidade que vc postou outro dia e acharia fascinante assitir uma aula sua: SP está nos seus planos como curso livre, penso ser uma boa ideia !
    abraços

  3. Rodrigo,
    esta manhã li um relatório de sustentabilidade que vc postou outro dia e acharia fascinante assitir uma aula sua: SP está nos seus planos como curso livre, penso ser uma boa ideia !
    abraços

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s