Crianças aprendem (muito) com crianças


TED Talk da semana – Sugata Mitra

O video abaixo não é novo, mas é muito poderoso e sempre vale ver de novo.

Fala sobre o que as crianças podem aprender com os adultos e suas atitudes. O filósofo americano Ralph Emerson tem um  frase lapidar sobre isso: “Suas atitudes falam tão alto, que não consigo ouvir o que você diz”. Mas ainda bem que os adultos não aprendem somente com as crianças… Por isso, vale conhecer o trabalho de Sugata Mitra, que mostra como as crianças ensinam a elas mesmas. Usando isso de forma consciente, é possível potencializar seu aprendizado.  O vídeo abaixo foi publicado em 2007. Em julho passado, Mitra fez outra palestra, em Oxford. Ainda não foi traduzido para o português.

Ainda na pegada “criançada”, este site de uma escola de enfermaria reuniu 25 TED Talks que todos pais deveriam assistir. Vale  conhecer o link.

Mais sobre crianças: conheça o projeto The great football giveaway – este projeto maravilhoso entrega bolas de futebol para crianças carentes africanas. Incrível a felicidade que uma coisa redonda, que pica e é macia é capaz de proporcionar. O futebol é e sempre será uma caixinha de surpresas.

Bolas de sabão gigante

Poesia pura, ainda mais por ser na praia. Quem não lembra de infância…

Diversidade animal

Existem algo como 30 a 50 milhões de espécies animais no planeta. Estamos acostumados a ver em nosso dia-a-dia apenas uma parte bem pequena deste total. Este link mostra espécies incrivelmente estranhas de bichos. É interessante para adultos, mas quem gosta mesmo de ver bichos como este abaixo é a criançada!

Apenas uma amostra dos animais incríveis das fotos do link

Eleições em dois turnos

Tem muita gente que fica em dúvidas sobre votar ou não em quem realmente gosta para não correr o risco de ver eleito no primeiro turno o candidato que não gostaria. Na verdade, não é bem isto que acontece. Para quem tem dúvidas, veja como funciona a eleição em dois turnos neste video abaixo. Ou seja, dá, sim, para votar na Marina no primeiro turno!

3 Comentários

Arquivado em Nova Sociedade, política

3 Respostas para “Crianças aprendem (muito) com crianças

  1. Fábio Carvalhaes

    Pode soar um tanto quanto obvio, mais o video Children See/Children do, nos faz pensar sobre o que a tensão do dia nos faz esquecer.

  2. Pois é, e o PEB me parece agora, um caminho perfeito para ajudar…
    Valeu!

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s