O mergulho e o branded content


Dean's Blue Hole, nas Bahamas (foto de Timothy Shea, flickr)

Fui apresentado a um incrível video no final de semana. O campeão mundial de apneia, Guillaume Nery, mergulha no Dean’s Blue Hole, o buraco submarino mais profundo do mundo, nas Bahamas.

Dean's Blue Hole: base jumping a mais de 200 metros de profundidade

A descrição do YouTube diz que o video é uma ficção. Não importa: a edição e o show de imagens são de encher os olhos. E quem se importa com a exposição explícita das marcas? Isso é branded content, tendência de comunicação. Conteúdo de primeira, patrocinado por marcas. Outro exemplo disso é a campanha da Perrier, com uma estonteante atriz americana Dita Von Teese

Água para apagar o fogo: branded content da Perrier

A Patagonia também investe em branded content no site Footprint Chronicles, mostrando a pegada ecológica de uma série de produtos da marca.

Patagonia e a pegada ecológica dos produtos no Footprint Chronicles

O branded content deixa claro que existe algo muito mais inteligente a ser feito com as marcas do que merchandising capenga em novela. E reforça a máxima do jornalismo que não existe texto longo ou curto, existe, sim, texto chato ou bom…

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