Ajuda: como fazer o movimento de sustentabilidade crescer?


Ontem no TED Active aconteceu a primeira discussão do projeto de Sustentabilidade. Neste ano, a pedido dos 500 participantes, a equipe do TED criou diferentes projetos com o objetivo de aproveitar a energia criativa de todos em discussões relevantes.

A pergunta do projeto de sustentabilidade era: como identificar práticas de criação de comunidade para fazer avançar o movimento de sustentabilidade. Logo no início, a discussão caminhou para deixar a pergunta mais simples possível. Ao final, ficou: “como fazer o movimento de sustentabilidade crescer”.

Considero que ficou de bom tamanho, visto o caminho que a discussão estava  tomando. Os participantes tinham as mais variadas experiências com o tema. Alguns até envolvidos em discussões mais abrangentes como o protocolo de Kyoto e até em organizações de megashows de popstars para ajudar a disseminar a causa.

Quem era de certa maneira `novo` na história, se mostrou um pouco mais para o lado de querer mudar pela inspiração, pela criação de compromissos em torno da causa.

Nesta hora, argumentei que isso já temos. São vários livros, dicas, sites e até filmes (Verdade Inconveniente, por exemplo) falando da possível mudança e o que cada um pode fazer para mudar o mundo.

Acredito que esta mudança deve passar pela criação de incentivos comuns que ajudem as pessoas se relacionar em torno do tema sustentabilidade. Por exemplo, uma cadeia de negócios relacionada ao tema. Gente querendo comprar, gente querendo vender…

Se há algo que aprendi em sete anos trabalhando com o tema, é que a grande maioria das pessoas a serem impactadas por mudanças querem saber como serão beneficiadas.

Após o workshop, saímos (os integrantes do grupo) perguntando às pessoas como o movimento de sustentabilidade poderia crescer.

Tivemos boas respostas:

–       colocar iniciativas em espaços públicos de forma a inspirar

–       criar incentivos financeiros

–       tornar tangível

–       deixar o tema mais sexy

Curioso foi que nenhuma das pessoas de fora do grupo falou em criar compromissos ou fazer campanhas de comunicação sobre o tema. Pelo menos não para mim.

O segredo talvez seja aproximar esta visão pragmática de quem não está “emocionalmente envolvido” com o entusiasmo de quem está mais diretamente conectado na causa.

Teremos nova discussão no final do dia, em volta de uma fogueira. Aceito sugestões para levar ao grupo! Alguém?

 

4 Comentários

Arquivado em Ideias, Sustentabilidade

4 Respostas para “Ajuda: como fazer o movimento de sustentabilidade crescer?

  1. Rodrigo,

    Apesar do “atraso” em ler o texto, estava pensando que o principal ponto deveria ser “Tornar o tema mais sexy para que as pessoas se interessem por ele”… aí eu cheguei nos tópicos ali no final🙂

    Foi ótimo acompanhar aqui suas impressões e relatos sobre o TED2011

    Abraços

    Pedro Prochno
    @prochno
    http://www.blogrelacoes.com.br

  2. Pedro, vc está superantenado com a discussão. O principal desafio é mesmo deixar o tema agradável e interessante para chamar a atenção das pessoas pelo lado bom e nao por ser algo mais a ser feito, quase que um ‘mal necessário’, quando deveria ser o oposto!
    abracao

  3. Belo tema do post e do blog. Vou assinar para receber por e-mail, hehe =D

    Parabéns aos envolvidos. E como foi a discussão em torno à fogueira, no final das contas?

    Abraços

    • Olá, WalMart (seria bom se vc tivesse um nome para podermos conversar melhor). A conversa ao redor da fogueira foi bastante agitada. Foi difícil chegar a um consenso sobre o melhor caminho a seguir e temo dizer que não chegamos. O saldo final é que ainda há um longo caminho a percorrer no tema sustentabilidade nos negócios e que o caminho mais comum (de querer mobilizar as pessoas em relação ao tema) é o mais simplista, mas não o mais efetivo. Como estamos falando de uma mudança que leva uma geração para acontecer, não há caminho simplista na questão. Abs

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s