“10 coisas que aprendi com o mar”


"It is in the water where I center my emotion" - Bali, 2000 - photo by Rodrigo V Cunha

Neste final de semana, rolou mais uma sessão de bate-e-volta de surfe com amigos conectados virtualmente. É um grupo fechado, só com gente conhecida. Quando alguém está com vontade de surfar, joga lá no grupo e espera resposta. Teve uma época em que eu não ia surfar porque faltava parceria. Neste sábado, fomos em quatro no carro. As belezas do mundo virtual e das redes sociais!

Mas não era isso que eu ia comentar aqui e sim este vídeo abaixo, de Lorenzo Fonda, que gravou estas cenas durante uma viagem de navio Portland Senator, na rota entre Los Angeles e Xangai, em dezembro de 2008.

O texto está em inglês, então aqui vão os 10 aprendizados para todos acompanharem.

1. O mar vai te seduzir para o esquecimento

2. O mar é infinitamente maior do que eu.

3. O mar é um espelho. Se eu estou feliz, ele será feliz. Se eu estou triste, ele será triste.

4. O mar não sabe que horas são, porque as horas vivem no mar mesmo.

5. O mar é uma criatura viva, e nenhum movimento de respiração é igual ao anterior.

6. O mar vai te dar um chute na bunda, não interessa porque e a qualquer momento.

7. O mar vai te chatear até não poder mais.

8. Ou pode te fazer sentir como se tivesse seis anos de idade.

9. O mar é como céu e inferno. E uma alma só pode tentar adivinhar o que tem lá embaixo.

10. O mar sabe de algo que não sabemos.

9 Comentários

Arquivado em Inspiração, Surfe

9 Respostas para ““10 coisas que aprendi com o mar”

  1. Simone Kauri dos Reis

    Sabe, Rodrigo – eu sou tri “sci-fi” e o meu sonho era viajar para outras galáxias. Galáxias mesmo, não apenas um outro planeta tipo Marte e arredores, mas longe, muito longe… E eu sempre fui assim, desde muuuuito pequena mesmo. Mas foi depois de adulta que eu descobri que o mar é um outro planeta, aqui mesmo, no nosso e que me bastou um único mergulho para constatar que podia ser até que eu não conseguisse ir para outra galáxia – pelo menos não nesta vida – mas enquanto eu tivesse o mar para mergulhar estaria tudo bem. Está tudo bem, ele sabe alguma coisa que a gente não sabe – ainda – mas ele divide este saber conosco. A gente é que ainda não entende.

  2. Oi, Simone, já mergulhei também (hj nao mais em função de surfe e sinusite!) e concordo 100% com vc. E nem precisa de oxigênio – às vezes somente com o snorkel já dá para se sentir em outro planeta! Vc já deve ter visto este vídeo, mas aí vai para referência: https://afichacaiu.wordpress.com/2010/09/27/o-mergulho-e-o-branded-content/

  3. Simone Kauri dos Reis

    Bah, Rodrigo – muuuuito 10 o vídeo. Muito Obrigada!

  4. o mar sabe algo que não sabemos. muito bom!

  5. Porra, Rodrigo, que vídeo foda. E que 10 lições…

    Valeuzaço.

  6. Rodrigo,

    sempre que tenho um tempo, calmo, passo aqui para me inspirar um pouco🙂

    O mar pra mim é terapia, assim como disse que surf é a sua, o mergulho é a minha! Adorei o video e acho que é bem este o caminho. Temos tanta curiosidade pelo mar, que realmente ele abe de algumas coisas que nós não sabemos!

    Abraços

    Pedro Prochno
    @prochno
    wwww.blogrelacoes.com.br

  7. Legal, Pedro! Que responsa! Concordo sobre terapia 100%. abracao

  8. Pingback: Os mais acessados de 2011 | A Ficha Caiu

Deixe uma resposta

