O único lugar do mundo onde é ruim ter metrô


O pessoal dos bairros ricos de São Paulo, Rio, Porto Alegre, Recife e grandes cidades do Brasil adora ir para Londres, NY e Paris e dizer que o metrô é maravilhoso.

Aí, quando a prefeitura e o governo de São Paulo finalmente resolvem expandir a linha de metrô para um dia ser como nestas grandes cidades, a elite reclama. Mais do que isso, tiram a estação do plano original e “empurram” para longe. Simplesmente porque estavam com medo dos camelôs e da “frequência”.

Estação Higienópolis ou pode chamar de outro nome (fotomontagem - fonte: esquerdopata.blogspot.com)

Então, fica combinado assim: gente da classe C ou D é legal quando trabalha de babá, faxineira, doméstica ou motorista na sua casa. Mas não é legal quando vai pegar o metrô perto de onde a elite leva seus cachorros para passear (ou mesmo emporcalhar o bairro de cocô. Já morei em Higienópolis e lembro de uma vez tive que avisar um sujeito que o cachorro dele tinha feito cocô dentro do shopping chiquérrimo do bairro). Ou seja, é tudo questão de educação e visão de mundo. Egoísta, nestes casos.

Sinceramente, pessoal, vai ser provinciano assim lá em Nova York. É de dar vergonha. Enquanto as pessoas não pensarem no bem comum, vai ser difícil evoluir no projeto de país de primeiro mundo.

O artigo do Fernando Canzian, publicado na Folha, ficou muito bom. Veja abaixo.

PS: tenho muitos amigos em Higienópolis e não queria generalizar. Mas a associação envolvida representa o bairro. Então, turma inteligente, que sabe que metrô é solução urbana e não problema, chegou a sua hora de se mobilizar. 

======

Droga de elite

Higienópolis (cidade da higiene) rechaçou a chegada do metrô. Haveria uma estação no local onde hoje funciona um supermercado Pão de Açúcar, na av. Angélica, esquina com a rua Sergipe. Morei anos ali.

Para quem não conhece, é um bairro rico e central de São Paulo.

Esse canto abrigaria a ex-futura estação do coletivo, agora deslocada para o Pacaembu, com bem menos concentração de pessoas.

O lobby dos ricos venceu. O governo tucano tucanou de novo diante da pressão dos moradores.

Empregadas, babás, porteiros, faxineiros, feirantes, garis, funcionários do Pão de Açúcar e milhares de empregados do bairro que servem diariamente os moradores continuarão sem a melhor, mais rápida, pontual, organizada e limpa opção de transporte público.

Temia-se o aparecimento de camelôs nas redondezas. De “uma gente diferenciada”, um morador chegou a dizer.

Reclama-se muito que São Paulo não consegue ser cosmopolita, democrática.

Vamos a Nova York e à Europa e voltamos deslumbrados. Carentes da não dependência do carro e saudosos de “civilização”.

Não conseguimos fazer o mesmo onde vivemos.

Conviver com o próprio povo é um porre.

*

“Há um certo momento na trajetória de toda e qualquer nação em que ela se considera escolhida. É nesse momento em que ela dá o melhor e o pior de si.” (Emil Cioran, 1911 – 1995).

Anúncios

5 Comentários

Arquivado em Arquitetura, Educação, Questões

5 Respostas para “O único lugar do mundo onde é ruim ter metrô

  1. O pior…………cederam e ferraram o povo, de novo. Madrid, Barcelona, etc se vai de metro a todos os cantos, uma maravilha. Parabéns pela página, voltarei para lê-lo.

  2. Pingback: Os mais acessados de 2011 | A Ficha Caiu

  3. Soberba a sua narracao. Este e o Brazil que eu conheco tao bem! Vejo sempre essa dita elite passeando em New York! Nos temos que desmistificar essa estoria do Brasil do samba, futebol e harmonia racial. Isso nao existe mesmo. Eu quero, nos podemos e devemos lutar por uma sociedade mais igualitaria no nosso pais.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s